quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lugar incomum


Outro dia, quando estava em casa vi a sobrinha da Malu Mader, a Erika Mader apresentando o Lugar Incomum, na GNT. Lembrei de quando eu estudava inglês e não existia a internet. Cara era muito difícil pra quem não tivesse grana e condição de viajar ter acesso ao idioma falado por nativos. Mas, como sempre fui apaixonada por inglês e seguia a risca os conselhos e dicas que me deixariam fluente. Eu comprava a Speak up, ia ao cinema, ouvia música americana, procurava a letra (não havia internet - era mais difícil - as revistinhas de violão salvavam) e escrevia para pen pals, que eram correspondentes, amigos de caneta. Lembro do Mr. Potz passando filme para turma em horário especial, sem legenda (ele comprava filmes com closed caption às vezes, isso antes da tecla SAP) e avisava quando ia algum estrangeiro no Jô e pedia pra gente ver e ter o maior contato possível com a lingua fora da sala de aula e funcionou. Eu fiquei com uma pronúncia digna de quem morou fora...e digna do Jô. Comparar sotaques é muito legal e para estimular quem ainda não é tão craque em inglês, mas gostaria, fiz esse post em português e a dica é assistir ao Lugar Incomum. É bacana ouvir a Erika entrevistar nativos. Dá pra aprender em programas assim um monte de palavras que os livros de inglês normalmente não trazem. Imperdível. Aliás, TV a cabo traz programas e filmes onde cultura, comportamento, culinária, etc são trazidos para nossa casa, então de vez em quando desafie-se, finja que viajou, vá para o lugar do programa, do filme e tire a legenda e tente "se virar" na língua. Me conte aqui sua experiência. Curiosidade: Li na Gloss desse mês que a Erika precisou mudar-se pra Nova Iorque e ainda confunde os adesivos na porta, com PULL and PUSH. Dá pra ter idéia porque? Comente aqui. Isso é normal e há muitas pegadinhas na língua. A gente leva um tempo para se acostumar e nada como ver alguém jovem, linda e famosa com humildade declarar que tá aprendendo, pra gente se inspirar e ver que dá pra aprender também, né? Vou fazer um post sobre essas pegadinhas da língua, aguarde!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...